EMOJIS NA COMUNICAÇÃO – TROCANDO PALAVRAS POR EMOÇÕES :o)

Print pagePDF pageEmail page

Coitados dos !!!, … , ?!, entre tantos outros símbolos gráficos. Agora é a vez dos famosos emojis = P . Já tentou passar um dia sem usar um? ^_^ .

Os emojis saíram das nossas mensagens pessoais e chegaram aos E-Mails do trabalho, e muitas empresas já enxergam seu uso como forma de aproximação da geração de nativos digitais, aqueles que nasceram e cresceram com as tecnologias digitais.

Não é surpresa que o Brasil é a quarta maior população de nativos digitais do mundo, afinal nós sempre batemos recordes no mundo digital. Isso não significa, porém, que as empresas devem usar os emojis sem antes pensar duas vezes.

Um texto com muitos emojis : D pode ficar pesado :/, pouco fluído :-S. A escrita com palavras é mais direta e nem sempre um texto tão visual passa com mais facilidade uma mensagem.

Não podemos esquecer também que eles transmitem emoções – e esse é o objetivo da comunicação da empresa? Nem sempre.

Por fim, as empresas precisam analisar se os emojis combinam com a sua essência. Ela transmite uma ideia jovem em todas as suas comunicações? Tem foco neste público? Uma empresa que já não tem ações ousadas de comunicação causará estranheza ao usar emojis =O.

Não podemos negar que estas carinhas e símbolos são muito práticos e, por serem relativamente novos, podem gerar maior engajamento dos públicos nas comunicações. Ficou famoso o caso da pizzaria que aceitava pedidos de seus usuários online quando estes mandavam um emoji de pizza.

Em um futuro nada distante, as empresas também receberão mensagens de seus públicos usando emojis e precisarão saber interpretá-los. Mas até lá, todos já estarão craques nisso. =)

Se você tiver curiosidade em conhecer outros exemplos de emojis em comunicações empresarias, confira a matéria do jornal Meio&Mensagem.

FONTE: http://brasil.bm.com/