FACEBOOK E A ILUSÃO DOS LIKES

Print pagePDF pageEmail page

O Facebook sempre estimulou os donos de páginas a conseguirem mais curtidas em suas páginas. A idéia seria que quanto mais curtidas sua página tiver, mais ‘popular’ sua marca será.

Afinal se muita gente curte sua página, seus posts chegarão em muita gente certo ?

Errado ! Se você está ‘patrocinando’ sua página para conseguir mais curtidas pensando dessa forma, seja bem-vindo à realidade.

Vamos pegar como exemplo a página Housoft Software. Essa página tem atualmente mais de 15 mil curtidas, todas conseguidas de forma orgânica : nunca fizemos uma campanha patrocinada.

Com essa quantidade de curtidas seria de se esperar que os posts feitos nessa página chegariam a muita gente. Na prática contudo não é o que acontece.

Como exemplo, veja este post feito no dia 11 de janeiro. Repare na foto o alcance do post, exibido pelo próprio Facebook : 488 pessoas alcançadas. Ou seja, 3 dias depois de postado, o conteúdo atingiu somente 3,25% do público que curte a página. E isso porque todos os likes dessa página foram conseguidos de forma espontânea, pois como foi dito antes, jamais pagamos ao Facebook para ter curtidas.

exemplo

Este é apenas um exemplo. Qualquer página passa por situação semelhante ou até pior : geralmente páginas que tem muitos likes conseguidos através de patrocínio tem um percentual de alcance ainda menor.

A grande verdade é que pagar o Facebook para ter mais likes não adianta nada. Você apenas terá uma ‘etiqueta’ na página, o que tem sua importância mas na prática não vai conseguir chegar nos seus fãs.

Por este motivo a utilização de outras formas de divulgação se torna tão importante : participar de grupos relevantes ao seu público alvo,postar em todos os grupos, postar em todos os amigos etc.

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer juntar-se a discussão?
Sinta-se à vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.