Marketing de oportunidade e geração de buzz na rede

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No último Dia das Bruxas, foi divulgado que um ponto de venda da marca de fast food Burger King no Queens (Estados Unidos) utilizou o tema Halloween para disfarçar-se do concorrente Mc Donalds, fazendo uma brincadeira com o que eles considerariam assustador.

O marketing de oportunidade com a data comemorativa foi divulgado pela agência DAVID The Agency Miami, responsável pela publicidade da rede. Quando o cliente abria o pacote de hambúrguer, aparecia a mensagem “Bu! Brincadeira, nós ainda grelhamos no fogo os nossos hambúrgueres!”

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O aproveitamento com criatividade do tema de uma data festiva para fazer publicidade inteligente e bem humorada não rende apenas empatia e clientes na loja.

A postagem de Halloween da Agência rendeu mais de 3,500 mil compartilhamentos (and counting), para além de centenas de menções em mídias abertas e segmentadas, proporcionando um grande buzz marketing, tanto para a marca como para a empresa de marketing.

O marketing de oportunidade aproveita-se justamente de um tema que é falado por muita gente em um momento específico, fazendo sentido em um determinado contexto e tempo, como é o caso de datas comemorativas ou de movimentos ou “modas” que muitas pessoas estão seguindo.

Deixamos aqui um exemplo muito simples: quantas piadas e publicidades você ouviu relacionadas com o Pokemon Go?

Já o buzz marketing, ou “fazer burburinho”, é a geração de comentários em torno deste assunto, gerando publicidade gratuita e fazendo com que a ação vire notícia e seja multiplicada pelas redes digitais.

Estes tipos de estratégias normalmente têm menos custos de investimentos do que as campanhas tradicionais, proporcionando um retorno quase que imediato às custas da criatividade.

Em contrapartida, para avançar com este tipo de plano, é sempre necessário pensar nos limites da semântica da ação de marketing, para que não gere mais repercussão negativa do que positiva, como é o caso de brincadeiras com temas mais polemicos.

Aguardemos a próxima ação de marketing do Mc Donalds, porque essa pegadinha vai ter 2º round.

FONTE: @ideiademkt