Marketing interno e endomarketing: o engajamento começa internamente

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Existe uma máxima dentro do meio empresarial que diz “O bem mais valioso de uma empresa são as pessoas” e ninguém dúvida disso. Ter uma ideia genial, estrutura técnica, investimento são elementos de um negócio, mas, sem uma equipe bem estruturada, motivada e que acredita no ideal da empresa todos esses elementos não serão suficientes para o sucesso da empresa.

Mas, avaliando o cenário interno, como é possível motivar o seu colaborador a comprar a ideia de produto ou serviço e torna-lo engajado com a sua empresa? É ai que o marketing interno e o endomarketing possuem um papel crucial.

Diferenças entre o endomarketing e marketing interno

O marketing interno e o endomarketing são ferramentas da comunicação organizacional, porém, existem diferenças entre elas.

Como o nome sugere, o endomarketing é o marketing voltado para dentro da empresa. Basicamente, o endomarketing se utiliza de técnicas e estratégias do marketing tradicional e aplica ações utilizadas no mercado externo, só que voltado para seus funcionários.

O que a empresa ganha com isso? Tudo! Um funcionário engajado que veste a camisa da empresa, acredita nos objetivos definidos e se sente completamente incluído nos propósitos dela. Imagine o impacto positivo de um funcionário motivado em comparativo a um funcionário que está ali apenas pelo salário? ?

Mas, se o endomarketing é basicamente o marketing aplicado dentro da empresa, o marketing interno é o que? É a forma que a empresa encontra para se comunicar com seu funcionário e desenvolver um relacionamento interpessoal com o mesmo.

Se no endomarketing o funcionário é visto do ponto de vista do cliente, no marketing interno a empresa tem como objetivo transforma-lo em colaborador. Pela comunicação interna e troca de informações, é possível adquirir feedbacks e envolver os colaboradores em etapas de testes de produtos e serviços e aperfeiçoa-los antes mesmo do seu lançamento, por exemplo. O marketing interno também permite um relacionamento mais próximo entre colaborador e gerência.

Diferenças à parte, objetivos em comum

Um funcionário satisfeito, que acredita na filosofia da empresa, com certeza trabalhará com muito mais afinco, e esse é o objetivo das ações de endomarketing e marketing interno: Proporcionar um ambiente empresarial que encoraje seus funcionários a darem o melhor em questão de produtividade e compromisso com a empresa. Seja do viés de cliente interno ou colaborador, ambas as ações trarão benefícios para os dois lados.

Qualquer negócio seja de pequeno, médio ou grande porte, podem aplicar ações de endomarketing e marketing interno, basta adapta-las de acordo com a cultura da empresa, os resultados com certeza serão satisfatórios. Vale o teste!

FONTE: blog.vhsys.com.br