Whatsapp no Varejo: uma ponte entre os mundos físico e digital

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Não é de hoje que o marketing digital deixou de ser exclusividade de lojas do varejo virtual. Cada vez mais, supermercados e varejistas buscam meios de alcançar fãs e clientes na rede. Mas o setor vive uma encruzilhada. Meios tradicionais como e-mail marketing e mídias sociais estão em franco declínio. Com mudanças no algoritmo do Facebook, as páginas de marcas e empresas alcançam menos de 8% de seus fãs, em média.

Não por acaso, cada vez mais empresas estão fazendo experimentos com o Whatsapp. A enorme base de usuários, altíssimo engajamento e aceitação dos usuários estão fazendo do aplicativo a nova fronteira do marketing digital. Mais de 120 milhões de brasileiros utilizam hoje o aplicativo, ou 9 em cada 10 pessoas com acesso à internet.

Hoje, com o surgimento de ferramentas automatizadas e escaláveis, o canal pode ser integrado de forma simples e econômica no mix de marketing de supermercados e varejistas. O Whatsapp é ideal para divulgar ofertas, promoções e mensagens emotivas que vão parar direto na tela de notificação dos usuários. Conheça outras vantagens:

5 motivos para utilizar o Whatsapp no varejo físico

– Ganhar novos clientes: o Whatsapp é um app utilizado diariamente por pessoas de todas as faixas etárias, instalado em praticamente todos os smartphones do Brasil
– Estreitar relacionamentos: o Whatsapp é um espaço íntimo e pessoal onde sua marca tem a chance de dividir espaço com conteúdo de amigos e familiares
– Aumentar a confiança: o conteúdo pode ser distribuído de maneira emotiva por meio de texto, imagens, vídeos, áudios, links e emojis
– Personalização: mensagens e ofertas podem ser enviadas a indivíduos ou a grupos maiores de acordo com interesses específicos
– Marketing efetivo: o alcance e o engajamento do Whatsapp são imbatíveis. Para empresas, este é um canal de comunicação rápido, conveniente e barato

Como se vê, o Whatsapp é uma ferramenta que ajuda a suavizar as linhas que separam o comércio virtual do físico. Conheça 7 ideias sobre como utilizar o Whatsapp em supermercados e no varejo:

1. Ofertas e promoções

O Whatsapp é hoje o melhor veículo para divulgar promoções e ofertas. Taxas de abertura chegam a ultrapassar 90%. Além disso, a entrega é instantânea, e a maioria das mensagens é lida logo nos primeiros minutos após o envio. O recurso viabiliza toda uma nova categoria de campanhas. Promoções relâmpago são exemplos disso. É comum hoje que supermercados criem ofertas especiais de curta duração apenas para assinantes de sua lista de Whatsapp.

O canal também pode servir para replicar conteúdos divulgados em plataformas como Facebook, newsletters para e-mails e mídias tradicionais como propagandas de TV (em vídeo) e rádio (áudio).

2. Campanhas de fidelização

Em tempos de guerra de preços e competição cada vez mais acirrada, fidelizar clientes nunca foi tão importante. Por ser uma plataforma íntima e pessoal, o Whatsapp se apresenta como ótimo canal para estreitar o relacionamento com seus clientes.

No exemplo, o varejista SultanCenter utiliza campanha em que compras acima de R$ 200 valem pontos em dobro no cartão fidelidade durante a semana de aniversário do supermercado.

3. Ofereça valor agregado

Vivemos a era do marketing do conteúdo. E o Whatsapp pode ser um veículo para divulgar não apenas notícias atualizadas, mas também conteúdo útil de valor agregado. A marca ganha credibilidade e autoridade, os clientes apreciam suas dicas e certamente comprarão mais de você.

No exemplo, a varejista alemã Springlane envia a seus assinantes receitas de drinks e coquetéis para preparar no verão. Os ingredientes em uso podem ser adquiridos nos supermercados da rede.

4. Atendimento individual

Não se trata apenas de envio em massa. O canal de Whatsapp automatizado também pode se tornar a forma mais conveniente de Serviço de Atendimento ao Consumidor da loja, auxiliando prontamente a clientes de acordo com suas demandas individuais e reforçando proximidade com a marca.

Como podemos ver, o Whatsapp é uma mão na roda para implementar diferentes tipos de serviços extras. Você também pode informar seus clientes sobre o status de pedidos atual ou oferecer uma opção para tirar dúvidas rápidas, entre outros.

5. Sorteios e concursos

Concursos e sorteios permitem que você promova suas ofertas e aumente o alcance de sua marca na rede. Mais uma vez, o WhatsApp se apresenta como ferramenta ideal, especialmente por conta de seu caráter viral. Ao contrário do e-mail, newsletters de Whatsapp costumam ser compartilhadas de forma espontânea em grupos e chats de amigos.

No caso de concursos, seus clientes podem utilizar o próprio chat para enviar mensagens instantâneas, vídeos ou relatos relacionados a um determinado concurso, ou então para se inscrever em sorteios.

6. Pesquisas de opinião

Colher o feedback de consumidores é essencial. Aqui, o Whatsapp também pode ajudar. Através de chatbots de pesquisa, é possível colher a opinião de seus consumidores diretamente no chat do aplicativo de forma simples e instantânea.

Dessa maneira, seus consumidores são convidados a emitir opinião sobre campanha ou ação ainda em fase de planejamento, entre outras aplicações.

7. Eventos e convites para datas especiais

Você está comemorando um aniversário, lançando um novo produto ou serviço ou organizando um evento para seus clientes regulares? Informe seus seguidores usando o WhatsApp e convide-os para a ocasião! Você pode, por exemplo, incluir vídeos e emojis em suas mensagens para torná-los mais emotivos e pessoais.

Conclusão

O smartphone é hoje é um auxiliar de compras indispensável para a maioria dos consumidores de varejo. O Whatsapp permite que os varejistas aprimorem a experiência de compra de seus clientes e estreitem o relacionamento com a marca. A comunicação em massa pela plataforma permite a entrega de valor agregado de forma inovadora, com criação de ofertas personalizadas, notícias relevantes ou um serviço de atendimento ao cliente genuíno, entre outras modalidades.

FONTE: Zapcast