Whatsapp para Empresas: 6 maneiras de utilizar o app em seu negócio

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Os olhos do marketing digital estão voltados para o Whatsapp. Não é difícil entender o motivo: o app oferece oportunidades únicas para o mundo dos negócios. Pela primeira vez, marcas e empresas podem se comunicar em grande escala na plataforma mais íntima, rápida e pessoal existente nos dias de hoje.

O app, que mudou a forma de comunicação de milhões de usuários, agora vê a chegada de uma enxurrada de companhias interessadas em seu potencial de interação com clientes e fãs.

Mais de 120 milhões de brasileiros estão Whatsapp – um volume de consumidores que nenhum negócio pode se dar o luxo de ignorar, independente da área de atuação.

Mas qual é a melhor maneira de usar o app em seu negócio? Este artigo vai ajudar você a descobrir como o Whatsapp pode se encaixar em seu mix de marketing e posicionamento de marca.

1. Newsletters de Whatsapp

As Newsletters são a modalidade mais utilizada por empresas hoje ao redor do mundo. Elas se transformaram num incrível canal de distribuição de notícias e conteúdos de marcas. Tanto faz se a ideia é divulgar um novo post no blog ou o lançamento de um produto: os retornos são surpreendentes.

Isso porque o Whatsapp possui métricas de engajamento muito acima da média de outras redes. De acordo com um levantamento do ZapCast, 80% das mensagens enviadas pelo Whatsapp são abertas logo nos primeiros 60 minutos. Em muitos casos, a taxa de cliques em links alcança 50%.

Newsletter da revista alemã InStyle

Para chegar a números como esses, o conteúdo precisa ser sobretudo relevante para seu público. Além disso, vale a regra da concisão. Procure ser curto e simples em suas mensagens. Evite textões – para isso, o Whatsapp é a plataforma errada.

Outro cuidado diz respeito à frequência de envio. Mensagens devem ser disparadas com parcimônia. Um exagero neste quesito pode ter efeito contrário: o cliente fica irritado e decide cancelar o serviço. Procure fazer testes para otimizar a entrega e encontrar a frequência ideal. Assim você mantém bom controle sobre taxas de abertura, cliques e churn.

2. Ofertas e promoções

Já pensou se fosse possível atingir milhares de clientes de forma instantânea com aquela promoção matadora? O Whatsapp torna isso possível. A solução de envio em massa tem sido usada por milhares de empresas para o envio de ofertas relâmpago, promoções por tempo limitado e outras modalidades.

O MyDealz envia um compilado com as melhores ofertas do dia.

Diversas marcas do e-commerce e do varejo local têm tirado vantagem da velocidade e altíssimo engajamento para criar promoções inovadoras. Além de altas taxas de engajamento, esse tipo de conteúdo tem a vantagem de ser naturalmente viral. Afinal, todo mundo gosta de compartilhar uma boa promoção com os amigos.

3. Whatsapp como canal de atendimento

Quando se trata de prestar atendimento e consultoria a clientes, o Whatsapp também se mostra uma plataforma excelente. Conveniente para o cliente, que já possui o aplicativo instalado em seu smartphone. Simples também para as empresas, que hoje podem utilizar interfaces Web e desktop do aplicativo em computadores.

No médio prazo, fique atento à implementação de chatbots em conversas com seus clientes. Há diversas empresas utilizando hoje bots de Whatsapp para responder a dúvidas comuns de seus clientes. É uma maneira rápida e eficaz de atender às necessidades mais básicas do seu público.

4. Whatsapp como canal de suporte

Canais de suporte pelo Whatsapp possuem ótima avaliação pelos clientes. Chats ao vivo através de websites hoje são muito populares, mas o Whatsapp pode oferecer vantagens extras. Usuários podem conversar com a empresa em um ambiente que já conhecem, dentro de um aplicativo popular. Tudo isso sem precisar visitar o website da companhia ou correr o risco de perder a conversa em caso de interrupções.

Manter um canal de suporte no Whatsapp também manda aos clientes uma mensagem importante – de que sua empresa está disposta a deixá-los satisfeitos da forma que for mais conveniente.

5. Whatsapp para gestão de comunidades

Fala-se muito hoje sobre o community building como substituto ao trabalho de gestão de mídias sociais de marcas. Aqui também o Whatsapp se apresenta como ótima solução. Por conta de características únicas, como velocidade de entrega e altíssimo engajamento, ele pode funcionar como uma espécie de rede social “premium”.

Usuários que fazem parte da lista de Whatsapp de uma marca podem ser presenteados com vantagens especiais, como receber conteúdo antes do que usuários de outras redes. O envio de material exclusivo para a lista de Whatsapp faz com que se sintam especiais, o que por outro lado estimula o compartilhamento e ativa o potencial viral.

Time de futebol Eintracht Frankfurt: Whatsapp para community management

O app também pode funcionar como um iniciador de conversas com seus seguidores, estabelecendo uma comunicação de duas vias. Quando realizado com eficácia, a gestão de comunidade pelo Whatsapp cria uma boa dinâmica de relacionamento, ajudando a cultivar e nutrir sues clientes, e estimulando uma audiência maior e mais engajada.

6. Whatsapp para comunicação interna

Há no mercado um bom número ferramentas para comunicação interna de empresas, com diversas funcionalidades. Mas o Whatsapp oferece uma vantagem decisiva: a base existente de usuários. Sua empresa pode aproveitar o potencial da plataforma para melhorar a comunicação de equipes e grupos da empresa, mantendo proximidade com colaboradores. Ela também pode ser utilizada para o envio de mensagens de caráter mais urgente. Ter à mão o número de Whatsapp de seus colaboradores no caso de uma crise institucional, por exemplo, é uma segurança extra.

Conclusão

O marketing de Whatsapp ainda está na sua infância, mas já chegou apresentando resultados incríveis. Combinando características únicas, a plataforma apresenta um potencial nunca antes visto no mundo do marketing digital. Ao redor do mundo, milhares de empresas estão buscando descobrir a melhor maneira de integrar a plataforma às sua estratégias de marketing, com sucesso considerável. Seja através de uma newsletter ou com um serviço de atendimento ao cliente, o Whatsapp oferece oportunidades incríveis para criar aproximação com seu público, converter vendas e posicionar sua marca na rede.

FONTE: Zapcast