10 formas de utilizar o Whatsapp em Universidades e Instituições de ensino

É difícil imaginar nossa vida hoje sem o Whatsapp. O app se tornou a plataforma de comunicação número um no Brasil – especialmente entre os jovens. A ferramenta oferece oportunidades incríveis para instituições de ensino preocupadas com a inovação. Neste artigo você vai aprender como universidades, faculdades e outras instituições de aprendizado podem utilizar o Whatsapp na comunicação com seus alunos e colaboradores.

Você sabia que o Whatsapp é a plataforma social preferida dos jovens brasileiros?
Mais de 120 milhões de brasileiros utilizam hoje o aplicativo para se comunicar. 75% deles fazem isso diariamente. Com isso, o app supera até mesmo redes mais tradicionais como Facebook, Youtube e Instagram.

Benefícios do Whatsapp para instituições de ensino inovadores

– Ferramenta de comunicação e distribuição de conteúdo simples, rápida e inovadora
– Mensagens de Whatsapp são lidas muito mais rápido do que e-mails
– Alternativa barata e ambientalmente responsável comparada a materiais impressos
– Multimídia: permite enviar textos, áudios, imagens e vídeos
– Envio de links e ligação com sites e conteúdo externo
– Segmentação por interesse, satisfazendo gostos pessoais específicos

1 – Newsletter de Whatsapp

Mantenha estudantes, colaboradores e parceiros sempre informados sobre as últimas novidades do campus ou de sua escola. Assim, você estabelece uma ligação mais próxima com todas as partes e torna o aprendizado e convivência mais agradáveis.

Para aprender a criar uma newsletter atraente e eficaz para seu negócio, não deixe de ler este guia.

2 – Canal de informações

A aula foi cancelada, a sala de um curso foi transferida ou há vagas de última hora naquela classe concorrida. Informe seus alunos, estudantes e clientes sobre mudanças, oportunidades e outras informações úteis de maneira rápida no local em que eles realmente estão: no Whatsapp!

3 – Serviço de atendimento

 Se você já foi aluno de alguma instituição, consegue lembrar como era difícil conseguir ajuda? A burocracia e a lentidão no atendimento já o aborreceram? Crie um canal de comunicação pelo qual seus assinantes possam enviar perguntas e solicitações!

Essa é uma das vantagens da comunicação instantânea por mensagem. Seus assinantes sempre podem entrar em contato com você de forma simples e direta. Assim, a comunicação entre as duas partes fica mais próxima e eficaz.

4 – Canais temáticos

Seja para informar sobre o cardápio do dia no restaurante universitário, ofertas de estágios ou atividades esportivas. Com canais temáticos é possível enviar mensagens interessantes a grupos de indivíduos, que serão muito gratos pela informação direcionada. Eis uma forma simples de gerar valor  e tornar a vida estudantil fica mais rica e simples.

5 – Convites para eventos e apresentações

Sua universidade está se preparando para um grande evento, uma palestra ou apresentação? Convide alunos, colaboradores e outros interessados diretamente pelo Whatsapp. Utilize o potencial multimídia do aplicativo e deixe sua mensagem ainda mais emotiva e pessoal.

6 – Lembranças sobre prazos e compromissos

Envie mensagens pelo Whatsapp rápidas e simples para lembrar seus alunos e colaboradores sobre prazos e outros compromissos. Além da comodidade, outra vantagem extra é que mensagens do Whatsapp podem se conectar diretamente ao calendário do smartphone, ajudando a salvar datas e compromissos importantes na agenda.

7 – Descontos e promoções

Para a maioria dos alunos, a época de faculdade é de vacas magras. Procure estabelecer parcerias com outras marcas e empresas e informe seus alunos sobre oportunidades de descontos, promoções e ofertas para produtos e serviços relevantes diretamente pelo Whatsapp.

8 – Pesquisa de opinião e Feedback

Você quer sempre melhorar o serviço de sua instituição de ensino, oferecendo a seus alunos o melhor possível? O Whatsapp é uma ótima maneira de enviar pesquisas de opinião e colher feedback de seus alunos. Esta modalidade é bastante cômoda para as duas partes. Ela ajuda a economizar com custos de impressão e possui alta taxa de engajamento.

9 – Chats em grupo

O Whatsapp é o canal perfeito para comunicação entre alunos, estudantes e professores. Crie grupos de Whatsapp para que participantes possam trocar informações sobre prazos, datas de provas e outros conteúdos relacionados a determinada matéria. Este serviço é especialmente interessante para alunos de programas de ensino a distância, que nem sempre possuem oportunidade de comunicação presencial.

10 – Comunicação interna e coordenação

Não se trata apenas de atender melhor seus alunos. O Whatsapp também pode ser uma excelente ferramenta de comunicação interna entre seus colaboradores. Com ele, você pode enviar informações e lembranças sobre novidades, mudanças de plano e muito mais. Ao criar grupos, você também estabelece um canal de troca de informações entre os diferentes participantes.

Dicas sobre implementação

O Whatsapp permite a criação de listas de transmissão com até 256 contatos – o limite para que não tenha problemas com Spam. Para estabelecer contato com um número maior de assinantes e garantir engajamento, é aconselhado o emprego de soluções especializadas.

FONTE: Zapcast