6 estratégias para fazer crescer sua lista de assinantes de Whatsapp

O Whatsapp está chacoalhando o mundo do marketing. Ao redor do mundo, milhares de negócios hoje se antecipam ao lançamento oficial do Whatsapp para empresas e estão colhendo os frutos de um canal que chega a alcançar desempenho 5 vezes maior do que canais como e-mail e Facebook.

Neste artigo, reunimos 6 estratégias que, quando bem empregadas, ajudam a crescer sua lista de assinantes no Whatsapp de forma rápida. Vamos a elas!

1. Explore o potencial da base de seguidores e clientes que já possui

Ao iniciar trabalhos no Whatsapp marketing, muitas empresas não se dão conta do tamanho da audiência que já possuem.

a. Converta seguidores em assinantes! Utilize todos os seus canais de mídias sociais – Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, LinkedIn – para convidar sua base e promover o novo serviço de Whatsapp marketing.

b. Você tem uma newsletter de e-mail? Ótimo! Convide sua lista para participar também da nova newsletter de Whatsapp – um serviço mais rápido, conveniente e cheio de novidades.

c. Caso já tenha uma base de números de celular, realize campanhas de disparos SMS com um link para sua página de registro.

d. Tire proveito do poder da recomendação. De tempos em tempos, peça a seus assinantes de Whatsapp que recomendem a newsletter a seus amigos e grupos. O resultado pode surpreender.

e. Não se limite apenas aos meios online. Você também pode utilizar mídias offline para converter assinantes – outdoors, flyers, propagandas na TV e outras.

2. Otimize sua página de registro

a. Utilize um layout responsivo (otimizado para celulares), com imagens maiores no cabeçalho e um botão de Call-to-action bastante evidente para registro.

b. Inclua o termo “Whatsapp” ou “Facebook Messenger” na URL de sua página de captura para que seu serviço seja encontrado pelo Google de forma simples.

c. Ofereça uma explicação passo-a-passo sobre o que o cliente deve fazer para se tornar assinante do serviço de Whatsapp. Utilize um gif animado ou mesmo um vídeo como este.

d. Comunique de forma clara quais são as vantagens que você oferece aos assinantes (instantâneo, exclusivo, personalizado…) e enfatize que se trata de um serviço gratuito, que pode ser cancelado a qualquer momento.

e. Ofereça informações sobre a frequência e o conteúdo dos envios. Ex.: uma vez por semana, apenas mensagens de emergência, oferta destaque ou resumos da semana.

f. Tranquilize o usuário e forneça informações sobre sua política de proteção de dados. O número de celular é um dado mais sensível que e-mail — garanta que ele não será compartilhado com terceiros.

g. Explique, de antemão, o que o usuário deve fazer para editar preferências de recebimento, por exemplo escolhendo categorias.

2. Dê atenção especial ao seu widget de registro

O widget é uma das principais maneiras de capturar assinantes a partir de seu site, e sua integração deve receber atenção especial.

a. Customize a aparência do widget para ter um design compatível com seu site – formato, tamanho, cores, botões e assim por diante.

b. Posicione o Widget em diferentes lugares do site – lateral, cabeçalho e rodapé. Realize testes de conversão.

c. Utilize sempre a última versão do widget disponibilizado através de seu portal do cliente.

3. Converta ainda mais visitantes do seu site em assinantes

Visitantes vêm e vão. Uma vez que se tornam assinantes, porém, sua relação se torna muito mais próxima. Vá além do widget e ofereça formas alternativas de transformar visitantes em assinantes.

a. Crie um banner especial na homepage de seu site para enviar mais usuários à página de captura.

b. Inclua em seus artigos de forma contextual ou no final de cada peça de conteúdo uma chamada para inscrição no serviço de Messenger. Se seu usuário estiver lendo sobre saúde, por exemplo, você pode perguntar se ele tem interesse em receber mais conteúdo sobre o mesmo tema direto no Whatsapp.

c. Transforme o ZapCast em seu serviço de atendimento ao consumidor. Dessa forma, cada nova interação representa a chance de converter um assinante em potencial.

4. Anuncie o serviço em outras plataformas

a. Procure comunidades e grupos no Facebook ou LinkedIn que podem se interessar pelo seu serviço de Whatsapp.

b. Utilize anúncios de Facebook para promover seu serviço a assinantes em potencial. Para isso você pode utilizar sua própria página no Facebook e promover o serviço de acordo com interesses, localidade ou comportamento de usuários.

c. Se você já trabalha com marketing de conteúdo, pode utilizar serviços como o Taboola ou Outbrain para promover seu novo serviço de Whatsapp.

5. Encontre a estratégia de conteúdo adequada para sua Newsletter

Otimizar a captura é essencial, mas não a única estratégia para fazer crescer sua lista de assinantes. Um bom serviço de Whatsapp sempre será recomendado no boca a boca. Ele também diminui o percentual de descadastramentos. Como em todo canal, você deve cuidar para oferecer sempre conteúdo relevante pelo Whatsapp. Mais do que qualquer plataforma, também é preciso ficar atento ao volume de mensagens, para não ser confundido com Spam pelos usuários.

Veja abaixo algumas dicas para arrasar no conteúdo de seu marketing pelo Whatsapp.

a. Recomendamos o envio de no máximo 3 ou 4 disparos por dia. Envie sempre conteúdo relevante. Na dúvida, menos é mais.

b. Tente abordar apenas um tema e enviar um link em cada disparo. Uma Call-to-Action por mensagem já basta, e não confunde seus usuários.

c. Textos curtos e uma imagem de Teaser são uma combinação poderosa para atrair assinantes de forma rápida ao seu site ou conteúdo.

d. Utilize nossos recursos de personalização (“Categorias”, “Targeting” e enriquecimento de dados nos planos Business e Enterprise) para entregar seu conteúdo de forma precisa.

e. Ofereça conteúdos exclusivos, entregues apenas aos assinantes de Whatsapp. Envie por exemplo áudios curtos ou conteúdo em vídeo pelo Whatsapp. Que outra plataforma melhor para isso?

f. Disponibilize o Whatsapp como canal de contato para temas específicos. Por exemplo: “Toda terça-feira, das 14h às 15h30 você pode conversar com nossos especialistas do mercado imobiliário pelo Whatsapp. Envie agora suas perguntas”.

g. Estimule o engajamento com sua marca e faça perguntas aos seus assinantes, utilizando por exemplo nosso recurso de Enquetes. Além de receber o feedback dos usuários para melhorar seu negócio, você pode agradá-lo com mensagens ainda mais segmentadas.

FONTE: Zapcast